terça-feira, 4 de maio de 2010

Grafiteiros Famosos

Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat, que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Mais tarde Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

O Brasil, representado em especial pela cidade de São Paulo, está entre os três principais centros de produção de grafite do mundo. Criativos, esses artistas de vanguarda surpreendem com seus traços e as cores de seus desenhos ousados.
Muitos grafiteiros brasileiros são famosos e respeitados fora do país, entre eles estão: Os Gêmeos (os irmãos Otávio e Gustavo), Binho Ribeiro, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato e Flip, entre outros.
Muitas indústrias já perceberam o valor e o poder desses artistas e passaram a usar a estética do grafite em campanhas publicitárias. A exemplo: Nike, Nescau, Puma, Bank Boston, Skol, Ellus.



Para se ter uma ideia do tanto que o grafite brasileiro é respeitado no mundo, ano passado, Tinho, Pato, Flip, representantes do movimento do grafite em São Paulo, participaram da exposição Street Art Brazil em uma galeria de arte em Londres. Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos, pintaram a parede externa do Castelo de Kelburn, em Ayrshire, Escócia.

Algumas obras de Binho Ribeiro:



Foto dos quatro grafiteiros brasileiros na Europa: Nina, Otávio, Nunca e Gustavo:

Algumas obras dos Gêmeos:






Grafite feito por Nina, Os Gêmeos e Nunca, na Escócia:

Algumas obras de Nina Pandolfo, esposa de Otávio, um dos Gêmeos:






Algumas obras do grafiteiro Nunca: