segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grafite Ou Pichação?





Atualmente muito se vê e ouve falar sobre pichadores e grafiteiros, mas afinal de contas, qual é a real diferença entre eles?
Sabe-se que existem pichadores desde a Idade Antiga. Pesquisadores viram na cidade de Pompéia, "soterrada" por uma erupção do Vesúvio, inscrições nos muros, que vão desde chingamentos até propagandas políticas! Na Idade Média, os padres (até os padres!) pichavam os muros dos conventos rivais com suas ideologias e dogmas.
Os pichadores, com o tempo, foram ganhando mais espaço, principalmente no Ocidente, onde domina a democracia. Portanto, muitos encontraram na pichação um modo mais rápido e eficiente de fazer seus protestos, ou simplesmente de colocarem "sua marca" em lugares de difícil acesso, legitimando assim, sua "superioridade".
Entretanto, o grafite é visto como uma expressão artística, denominada arte urbana, ou street art, que ganhou seu espaço após a Revolução Contracultural, na França, em 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético e político.
O grafite também pode estar associado a diferentes movimentos, como o Hip-Hop e também a diferentes tribos.

O GRAFITE diferencia-se da PICHAÇÃO por ser um trabalho mais elaborado e mais complexo.
Segundo muitos...
" Grafite é arte. Pichação não. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário