terça-feira, 4 de maio de 2010

Grafiteiros Famosos

Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat, que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Mais tarde Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

O Brasil, representado em especial pela cidade de São Paulo, está entre os três principais centros de produção de grafite do mundo. Criativos, esses artistas de vanguarda surpreendem com seus traços e as cores de seus desenhos ousados.
Muitos grafiteiros brasileiros são famosos e respeitados fora do país, entre eles estão: Os Gêmeos (os irmãos Otávio e Gustavo), Binho Ribeiro, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato e Flip, entre outros.
Muitas indústrias já perceberam o valor e o poder desses artistas e passaram a usar a estética do grafite em campanhas publicitárias. A exemplo: Nike, Nescau, Puma, Bank Boston, Skol, Ellus.



Para se ter uma ideia do tanto que o grafite brasileiro é respeitado no mundo, ano passado, Tinho, Pato, Flip, representantes do movimento do grafite em São Paulo, participaram da exposição Street Art Brazil em uma galeria de arte em Londres. Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos, pintaram a parede externa do Castelo de Kelburn, em Ayrshire, Escócia.

Algumas obras de Binho Ribeiro:



Foto dos quatro grafiteiros brasileiros na Europa: Nina, Otávio, Nunca e Gustavo:

Algumas obras dos Gêmeos:






Grafite feito por Nina, Os Gêmeos e Nunca, na Escócia:

Algumas obras de Nina Pandolfo, esposa de Otávio, um dos Gêmeos:






Algumas obras do grafiteiro Nunca:

15 comentários:

  1. amei o site!!!! perfeito

    ResponderExcluir
  2. Meu saco de peruca filha da puta!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei! Isso ajudou muito meu trabalho! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. achei muito bom o site vlw ajudou bastante no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. vlw me ajudou mto no meu trabalho,amei o site!!!

    ResponderExcluir
  6. amei o seu trabalho me ajudou muito no trabalho de aula

    ResponderExcluir
  7. Adoooorei, quando puderem entrem no meu blog http://vivendoarealidade.wordpress.com/
    beijão.

    ResponderExcluir
  8. oLÁ. pARABÉNS PELO SEU BLOG. Estou precisando de ajuda para um projeto com o título"Grafitar, a arte que veio das ruas e mudou vidas". Me ajuda aí. Me mande ideias de como montar um stand. Meus alunos estão pesquisando e vAMOS APRESENTAR O PROJETO NO DIA 15 DE OUTUBRO.
    Obrigada.
    Prof. Eliane Alves. Email. eliahist@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  9. essa arte e muinto bonita. as vezes meu paasatempo e grafitar , e eu acho isso mito interessante .

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Aprecio muitos grafiteiros. É ARTE compreensível,bonita de se ver...alegre...às vezes triste,mas tocam a gente...comunica algo,sempre...Me revolto quando dizem que pichação é arte...que pichador tem algo a dizer...emporcalhando os muros das residências? Pichador não é artista...é depredador do patrimônio alheio,merece cadeia.

    ResponderExcluir